07 Populares e Exuberantes Cachoeiras de Ilhabela
Ilhabela reserva aos visitantes, além de maravilhosas praias, cachoeiras que encantam. Mas saiba que para conhecê-las terá que colocar o tênis, passar repelente e caminhar pela mata, pois, dependendo da cachoeira escolhida, existem trilhas tranquilas ou difíceis. Porém, ao final de cada trilha, tenha a certeza de que sempre encontrará paisagens incríveis.
Continue a leitura e conheça as sete populares cachoeiras de Ilhabela, dicas de como chegar, aproveitar o banho em suas duchas e piscinas naturais.
1.Cachoeira do Veloso
Localizada ao sul de Ilhabela, o acesso é feito a partir de um camping que fica a 900 metros da praia do Veloso. O percurso tem um nível de dificuldade moderado, com cerca de 2,3 quilômetros, ida e volta, e tempo estimado de 1h30. No fim da trilha, os aventureiros encontrarão quedas que possuem mais de 50 metros de altura.
2.Cachoeira do Gato
Quem está na praia dos Castelhanos, não pode deixar de visitar a Cachoeira do Gato. Sua trilha de aproximadamente 1h30 tem início no Canto do Ribeirão (ou Canto do Gato) da praia. Ela é a maior cachoeira do Parque Estadual de Ilhabela e é uma das mais famosas e visitadas do arquipélago. O percurso é moderado e o visitante poderá observar a fauna, a flora da Mata Atlântica.
3.Cachoeira da Toca
Se está procurando uma trilha tranquila e um dos pontos mais populares e tradicionais de Ilhabela, a Cachoeira da Toca é uma das opções. Sua entrada é feita no início da estrada de Castelhanos, pela Fazenda da Cachoeira da Toca. Para utilização da cachoeira há um custo para o visitante. Assim, ele pode desfrutar de sua maravilhosa ducha natural com cerca de 3 metros de altura, um tobogã natural que é a diversão dos visitantes e ainda, tirolesas e uma ponte pênsil. Há também uma grande gruta no local.
4.Cachoeira dos Três Tombos
Conhecida como Três Tombos ou Pancada d´Água, é possível estacionar o carro a poucos metros da primeira queda d’água. Possui uma trilha fácil que tem início na praia da Feiticeira, ao sul de Ilhabela. É ideal para quem não quer caminhar muito, pois seu percurso de ida e volta tem apenas 720 metros, com tempo estimado de 30 minutos. Ela é formada por três quedas d’água, sendo a primeira de cinco metros de altura, formando uma ótima piscina natural para curtir com a família.
5.Cachoeira da Água Branca
Com trilha leve e indicada para todas as idades, possui percurso de aproximadamente 4,4 quilômetros (ida e volta) e começa na guarita do Parque Estadual de Ilhabela, na estrada de Castelhanos. Ela possui uma ótima infraestrutura com estacionamento, sanitários e duchas. É formada por cinco poços: Poço da Pedra (bem profundo), Poço da Escada, Poço da Ducha, Poço do Jequitibá e Poço do Jabuti.
6.Cachoeira da Laje
São cerca de 50 minutos de trilha moderada a partir da Ponta da Sepetuba, ao sul de Ilhabela. Se está indo para a praia do Bonete, não deixe de parar para apreciar esta maravilha. É um dos pontos mais procurados pelos visitantes que podem desfrutar da piscina natural formada por sua queda, tobogãs na pedra e uma ponte suspensa.
7.Cachoeira da Friagem
Com um percurso de nível médio, são 2,4 quilômetros (ida e volta). Sua trilha tem início após a praia do Viana, ao norte de Ilhabela. Ao chegar na cachoeira, o visitante terá uma bela vista de Ilhabela e de uma queda com cerca de 25 metros de altura. Mesmo sem um poço para banho, o visitante não perde a visita por causa de sua linda paisagem e também da sua refrescante ducha natural.
Conhece outras cachoeiras exuberantes de Ilhabela ou já visitou alguma das cachoeiras citadas no texto? Não deixe de registrar o seu comentário e contar um pouco sobre sua experiência pelas belezas naturais do arquipélago.