A Cultura Caiçara em Ilhabela: Origem, Manifestações e Comidas Típicas

5Os caiçaras são um povo que possuem um forte relacionamento com o mar e a mata, ou seja, são famílias que sobrevivem de atividades como a pesca artesanal, agricultura, extrativismo e artesanato. Eles possuem um estilo de vida sustentável, baseado na cooperação. A cultura deste povo tem suas particularidades, cheia de costumes, tradições e comidas típicas que vão sendo passadas de geração para geração. Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre a cultura de Ilhabela, através do povo caiçara.5

Origem da palavra Caiçara

A palavra “caiçara” é de origem tupi-guarani caá-içara (caa, quer dizer galhos, paus, mato; içara, armadilha). 

O termo já foi usado para definir as estacas e galhos que eram colocados em sua aldeia para defesa, bem como o curral criado com galhos para cercar o peixe na água. Posteriormente, denominou os locais que serviam para guardar canoas e outros objetos dos pescadores, na praia. 

Por fim, foi usado para identificação de pessoas e comunidades do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Eles surgiram da mistura entre as culturas portuguesa, indígena e, posteriormente, africana, que se instalaram no litoral desses estados.

Em Ilhabela, é possível identificar núcleos de comunidades tradicionais caiçaras que vivem no arquipélago e também nas Ilhas da Vitória e Búzios. Essa população sobrevive basicamente da agricultura de subsistência e da pesca artesanal. Algumas comunidades também comercializam objetos como cestas, balaios, luminárias, tapetes trançados, bolsas, miniaturas, etc., e realizam Turismo de Base Comunitária (como por exemplo, em Castelhanos e Bonete).

Cultura Caiçara em Ilhabela e Manifestações

De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, uma das marcas das comunidades tradicionais do arquipélago é o “sotaque carregado”, além de expressões provenientes do português arcaico. Outras manifestações são as danças típicas dos caiçaras, realizadas em festas populares e religiosas, utilizando diversos instrumentos musicais e dançando aos pares ou em roda. 

Dentre as principais danças estão Chama Rita, Tira o Chapéu, Cirandinha, Pau de Fita e a Dança do Vilão (no formato de disputa entre participantes). Há também o Caiapó (simula combates). A Cantoria de Reis (Folia de Reis) com instrumentos musicais tocados nas ruas, e a Congada Mirim, que desde 2001 é realizada por crianças durante as festas a São Benedito. Veja mais sobre a Cultura, Folclore e Festas em Ilhabela.

Pratos Típicos da Culinária Caiçara

Não há como não falar da cultura caiçara sem pensar nos pratos típicos tradicionais que resistiram ao tempo. 

A comida caiçara é bem simples e nas comunidades tradicionais, em especial aquelas que sobrevivem do Turismo de Base Comunitária, o visitante consegue experimentar deliciosos pratos. Podemos citar alguns deles: o Azul Marinho (leve, com temperos naturais, possui peixe, farinha e banana) e o Lambe-Lambe (arroz com marisco e temperos). Confira outros pratos tradicionais da culinária típica de Ilhabela.

Dica: respeite os moradores locais e suas regras, assim, você terá uma excelente experiência de ecoturismo. Nas praias de Castelhanos e Bonete é possível conhecer essas famílias bem de perto.

Quer ter um contato maior com a cultura caiçara? Planeje sua viagem para Ilhabela quando for o melhor momento para você e sua família!