Cachoeiras em Ilhabela 

Ilhabela tem lindos lugares para visitar. Um dos motivos de recebermos tantos turistas são as incríveis cachoeiras espalhadas por todo o arquipélago. Muitas delas são conhecidas do grande público, mas existem algumas quedas d’água que muitas pessoas não conhecem, por isso vamos separar três ‘spots’ imperdíveis, não deixe de conferir pessoalmente!

 

Cachoeira Paquetá

Localizada no Sul da ilha, a cachoeira Paquetá é linda por natureza! Ela tem esse nome de origem Tupi pois no local existem diversas placas (e elas fazem um sucesso com os visitantes). O acesso pode ser feito pelo final da Rua José Batista dos Santos, onde existe lugar para estacionar, mas é cobrado, por isso já separe um dinheiro a mais.

Para chegar na Cachoeira é necessário passar por uma trilha. São cerca de 25 minutos caminhando pela mata até chegar ao ponto mais alto, que rende belíssimas fotos. Faz valer a pena cada passo! Em dias de semana o acesso fica mais fácil, pelo baixo número de pessoas circulando.

Cachoeira da Toca

Para quem gosta de se aventurar em trilhas, temos uma ótima opção: a famosa cachoeira da Toca. Ela se torna ainda mais especial por ter uma ducha super forte, com cerca de 3 metros de altura, e um grande escorregador, considerado o maior da Ilha, com nada mais, nada menos que cerca de 50 metros de extensão.

A Toca, que dá nome ao local, é uma grande gruta bem ao lado da queda da cachoeira. O incrível é que o rio passa por dentro da gruta, finalizando em um pequeno escorregador. O lago que se forma no local pode chegar até 4 metros de profundidade, então é bom ficar de olho nas crianças!

Ao seguir o fluxo do rio, existe uma pequena ducha e um poço bem raso, mas com uma queda d’água bem forte, ideal para relaxar com uma massagem natural!

O local onde fica a cachoeira era sede de uma antiga fazenda de cana de açúcar, que produzia uma das melhores marcas de aguardente da região. A cachoeira é explorada como atração turística pelo atual dono da fazenda, que cobra um valor de ingresso aos visitantes.

Para chegar é bem simples: saindo da balsa até a Cachoeira da Toca são aproximadamente 4,7 km. O acesso é bem fácil, há sinalização na via e as ruas são bem movimentadas até a Fazenda da Toca. Aventure-se!

 

Cachoeira do Veloso 

A Cachoeira do Veloso é considerada por muitos turistas a cachoeira mais linda do arquipélago. Ela possui uma queda d’água com cerca de 70 metros de altura onde forma um poço natural bem raso ideal para quem quer se refrescar. Mesmo sendo extremamente bonita, muitas pessoas não conhecem o local, por isso é bem possível que você desfrute desse encanto com exclusividade. Um pedaço do paraíso!

Neste local o rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando mais duas quedas menores, cada uma com mais de 50 metros de altura. É um lugar incrível para relaxar e tomar um banho sentado nas pedras! Para chegar no local o turista deve partir da praia do Veloso  e seguir uma trilha que se inicia em uma área particular (o Camping do Sítio), com um percurso de 2,2 km. No início da trilha tem lugar para estacionar.