Encontre as surpresas e curiosidades de Ilhabela

Ilhabela tem suas particularidades, sendo necessário conhecer todos os detalhes para entender as maravilhas que o arquipélago reserva para seus visitantes e moradores. São locais, monumentos e construções cheias de cultura e história que nos deixam intrigados e curiosos.

O arquipélago não se resume somente a praias, mas suas maiores riquezas estão em sua rica história e cultura, além de ser um dos melhores destinos de natureza por causa de seus patrimônios naturais. Contaremos a você alguns fatos curiosos e as surpresas escondidas que te ajudarão a entender um pouco mais sobre o seu próximo destino.

  1. O nome antigo de Ilhabela era Vila Bela da Princesa

Ilhabela nem sempre foi Ilhabela, mas sempre teve Bela no nome. O paraíso em sua descoberta foi denominado Vila Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, filha dos reis portugueses D. João VI e D. Carlota Joaquina. Em 1939, Vila Bela da Princesa passou a ser chamada de Vilabela, um ano depois, sem maiores justificativas o nome foi modificado mais uma vez para Formosa e somente de 1945, passou a chamar-se Ilhabela através de um movimento popular que incentivou o governo a mudar o nome desde então.

  1. É um município-arquipélago marinho brasileiro

No Brasil, o arquipélago de Ilhabela é o único município-arquipélago marinho, um conjunto de 14 ilhas e ilhotes localizado no Litoral Norte de São Paulo. A Estância Balneária de Ilhabela é considerada uma das maiores ilhas marítimas brasileiras.

  1. O centro cultural da Vila esconde uma ossada de aproximadamente 2000 anos 

No ano de 2007, foram encontradas ossadas humanas ainda preservadas, numa praia de Ilhabela. Os arqueólogos conseguiram recuperar grande parte dos fragmentos e os estudos mostraram que se tratava de um homem que viveu naquela região a mais de 2 mil anos, retirando a hipótese de que Ilhabela era desabitada antes da chegada dos colonizadores. A descoberta virou parte da riqueza histórica da cidade e faz parte do acervo do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Ilhabela.

  1. A relíquia histórica da “Santa do Pau Oco” 

Na Igreja Matriz, em Ilhabela, existe uma estátua popularmente conhecida pela expressão de “santa do pau oco”. Representada por Santa Bárbara, a estátua tem uma abertura atrás onde podiam ser guardados diversos artefatos, dentre eles, ouro. A Igreja Matriz, sem dúvida, é um dos pontos turísticos belíssimos de Ilhabela, com sua fachada em estilo colonial.

  1. Canhões para defesa do arquipélago 

Na região do píer existem canhões importantíssimos para a história de Ilhabela. Os mesmos foram utilizados como defesa contra os corsários que queriam invadir a região pelo litoral. Estão posicionados de frente para o canal de São Sebastião.

  1. Marco Zero de Ilhabela 

Para que Ilhabela fosse criada era necessário a instalação de um pelourinho, que tinha como finalidade castigar escravos. Quando foi instituída a Lei Áurea, ele foi substituído por uma fonte que passou a representar o marco zero de Ilhabela. Está localizado na praça em frente a Igreja de Nossa Senhora da D’Ajuda e Bom Sucesso. Do local é possível ter uma bela vista do mar e do pôr do sol.

Está pensando em viajar para Ilhabela-SP? Adicione esses pontos turísticos em seu roteiro e aproveite para registrar belíssimas fotos em Ilhabela.