Ilhabela, o destino turístico famoso do litoral norte de São Paulo
Considerado o município destaque do ranking de turismo nacional, de acordo com categorização do Ministério do Turismo, Ilhabela é um destino do litoral norte de São Paulo com vários atrativos turísticos e ótimas oportunidades no setor.
O visitante tem a sua disposição mais de 40 praias, entre desertas e com ótima infraestrutura, bem como seu famoso centro histórico conhecido como Vila. No local existem várias opções de lojas, restaurantes, sorveterias e outros estabelecimentos. Conheça mais sobre os dados do turismo do principal destino turístico do litoral norte de São Paulo.
Desenvolvimento do Turismo
O turismo em Ilhabela começou a se desenvolver na década de 50, com a inauguração da Rodovia dos Tamoios e o serviço de balsas em 1959. Além disso, outros projetos para a melhoria do arquipélago foram considerados, tais como a construção da Rio-Santos e a pavimentação do trecho que ia de Bertioga a São Sebastião (SP-55).
Mas o desenvolvimento do turismo na cidade não parou por aí: Ilhabela se classificou como uma das 15 estâncias balneárias, por causa de suas praias maravilhosas, trechos preservados e atividades para quem quer curtir as belezas naturais e praticar esportes de aventura. O arquipélago cumpre diversos requisitos estabelecidos por Lei Estadual que garante o título e também o repasse de recurso estadual para o desenvolvimento do turismo.
Outro fato que a torna privilegiada, é a Lei 1.478, promulgada em 1998, onde passou a receber royalties da exploração de petróleo na área de influência do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Telbar), sujeito a risco de vazamentos. Isso vem impulsionando o setor turístico e econômico do arquipélago.
Destino do Mapa do Turismo Brasileiro
O município é favorecido ainda pela presença de turistas, do Brasil e do mundo, que desejam conhecer as belezas naturais. Por isso, há uma oferta no número de empregos formais no setor de hospedagem e demais estabelecimentos turísticos.
O Ministério do Turismo utiliza uma categorização, de acordo com as variáveis de oferta de emprego, quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativa do fluxo de turistas (doméstico e internacional). Assim, os municípios do Mapa do Turismo Brasileiro são divididos entre as letras ‘A’ e ‘E’. Os municípios que estão entre A e D, por exemplo, são beneficiados e conseguem até pleitear apoio a eventos que atraem turistas. Ilhabela têm trabalhado cada vez mais para o fortalecimento da atividade turística, tanto é que subiu do B, em 2015, para a categoria A, em 2018.
Referência em Ecoturismo
Empenhados em conquistar os turistas no cenário nacional e internacional, Ilhabela foi escolhida como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país. Foi, inclusive, recomendada por turistas estrangeiros como o melhor destino de sol e mar de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014.
Ilhabela possui também como diferencial a presença do Parque Estadual, com grande parte de seu território preservado em meio a Mata Atlântica. Isso favorece a preservação dos recursos naturais, que está entre os principais atrativos da região, fato que contribui para as atividades de ecoturismo. Assim, existem diversos locais em Ilhabela que sugerem a prática do ecoturismo, tais como a praia do Bonete, a praia de Castelhanos, as trilhas, suas cachoeiras e a observação de aves.
Quer conhecer mais sobre Ilhabela? Acompanhe nosso conteúdo e venha para a Capital Nacional da Vela.