Ilhabela – O melhor destino!
Ilhabela tem pontos turísticos incríveis, que devem ser paradas obrigatórias para quem chega ao arquipélago. Se você está em busca de sol e mar, saiba que não encontrará apenas suas belíssimas praias e cachoeiras. Explore seu Centro Histórico, com opções de compras, comidas. Além de visitas a lugares que contam muito sobre a história dessa estância balneária. Não pare por aí, logo depois conheça também o Parque Estadual de Ilhabela e os mirantes espalhados pelas belíssimas praias.
Conheça alguns pontos turísticos de Ilhabela:
A Vila de Ilhabela
O Centro Histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, está a aproximadamente 6 km da balsa. Há duas construções históricas que você não pode perder: a Igreja Matriz e a Antiga Cadeia e o Fórum de Ilhabela. De dia e de noite, o local é espetacular, entretanto quando o fim da tarde se aproxima, Ilhabela exibe o charme do seu centro. Dessa forma os estabelecimentos começam a receber visitantes interessados no cardápio dos restaurantes ou nos produtos das lojas. A Rua do Meio é a mais popular com lojas de artesanato, roupas e acessórios, além de bares e restaurantes. Por fim, ao final desta rua há um píer que rende ótimas fotografias.
Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
Inicialmente, para homenagear a padroeira do arquipélago foi construída uma capela na Vila, no final do século XVIII. Iniciativa do Padre Manoel Pereira Marzagão. Entretanto teve que ser reconstruída, entre 1793 a 1803. Se tornando a principal Igreja Matriz de Ilhabela, sendo levantada com materiais simples como conchas, pedras e óleo de baleia. Foi realizada uma restauração e inserção de esculturas. Além de recuperação do altar-mor, entre 1950 e 1964, sob supervisão do artista Alfredo Oliani. Atualmente, possui uma fachada branca com detalhes azuis, em estilo colonial. De frente para as escadarias da igreja, o visitante pode visualizar o Cristo Crucificado. Uma obra de Gilmar Pinna, um artista plástico de Ilhabela.
Antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela
O prédio da Antiga Cadeia e Fórum é próximo a Igreja Matriz, se tornando os principais cartões-postais da Vila. Foi erguido entre os anos de 1805 e 1806. Funcionou como câmara e cadeia até a República, e entre 1913 a 1914 foi reformado para ser cadeia no piso térreo e fórum no piso superior. Em 2001, ao mesmo tempo que o prédio se tornou patrimônio histórico, também foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Em 2005, passou a ser administrado pela Secretaria do Meio Ambiente que o transformou em sede do Parque Estadual de Ilhabela.
Parque Estadual de Ilhabela
O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 20 de janeiro de 1977 . Sendo ideal para quem deseja explorar trilhas, cachoeiras ou até as praias mais paradisíacas do arquipélago. O local abriga espécies raras, endêmica e em extinção, desde árvores centenárias a diversos animais que fazem parte da fauna da Mata Atlântica. É administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Mirantes
Quer observar vistas deslumbrantes? Que tal conhecer alguns mirantes que estão espalhados pelo arquipélago? Um dos mais populares é o Mirante da Praia dos Barreiros, ao norte do arquipélago, a aproximadamente 7,5 km da balsa. Outros lugares incríveis são o Mirante do Piúva, no sentido sul, antes da Praia das Pedras Miúdas, e o da Praia do Bonete com uma trilha que exige bastante esforço.
Aliás, para quem gosta de trilhas longas, mas recompensadoras, o Pico do Baepi é um dos lugares espetaculares com vista privilegiada do arquipélago e de sua Mata Atlântica. Além disso, outro mirante digno de tirar o fôlego é o Mirante da Praia do Jabaquara, no extremo norte do arquipélago.
Ilhabela tem vários pontos turísticos incríveis para visitação, basta fazer um bom planejamento para passear por todos esses atrativos!
Dessa forma, conheça mais sobre esse famoso destino do litoral norte de São Paulo e se hospede no Alemão Beach Ilhabela para aproveitar toda a experiência incrível de estar neste paraíso.