Mergulho e Turismo Náutico no Arquipélago de Alcatrazes

Localizado na costa de Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o Arquipélago de Alcatrazes é composto por um conjunto ilhas, ilhotas e lajes e é considerada a maior unidade de conservação marinha de proteção integral das regiões Sul e Sudeste e possui visual espetacular com foco na preservação da biodiversidade, tanto é que tem como objetivo conservar espécies ameaçadas, espécies que migram de outros locais e também as que são exclusivas da ilha.

Alcatrazes é protegido pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e pela Estação Ecológica Tupinambás, unidades de conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e abriga expressiva biodiversidade marinha. Lá vivem cerca de 1300 espécies marinhas, entre plantas, aves e peixes, além de répteis e anfíbios. Ao menos 93 espécies encontram-se em ameaça de extinção.

A beleza e diversidade que encanta 

Com beleza natural exuberante, o arquipélago de alcatrazes possui diversas rochas e paredões graníticos que emergem do mar. Nas suas águas estão a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil de variadas formas e cores, além de algas, esponjas e corais brasileiros para tornar o cenário ainda mais encantador! O ambiente é tranquilo para refúgio de tartarugas marinhas, arraias, tubarões, baleias e golfinhos.

O lendário arquipélago, é um local único e por quase 30 anos ficou fechado para visitação, por imposição da Marinha, que utilizava as ilhas como alvo para prática de tiros e outros exercícios de guerra. Foi oficialmente reaberto para visita embarcada e mergulho, em dezembro de 2018. 

Mergulho e turismo náutico 

Uma excelente opção para os apaixonados pela natureza e todos aqueles que gostam de explorar a vida silvestre, Alcatrazes é um reduto de belezas naturais. Ainda em Ilhabela, as empresas de turismo autorizadas pela ICMBio oferecem cursos de mergulho, além de passeios para conhecer o Refúgio de Alcatrazes para mergulho autônomo ou mergulho livre, com equipamentos revisados e equipes preparadas para essas atividades.

São diversos pontos de mergulho e quem vai uma vez sempre quer voltar lá! É exigido um guia do ICMBio para cada 4 mergulhadores na água. Para aqueles que preferem apenas observar a fauna marinha (aves, peixes, mamíferos e tartarugas) é permitido fazer visita embarcada (para contemplar a paisagem, que inclui o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul!). Eventos náuticos de baixo impacto também acontecem por meio de autorizações especiais.

Recomendações e Horário de Funcionamento 

O santuário ecológico fica a 35 km de Ilhabela e para chegar até lá leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos de barco, dependendo das condições do mar e funciona de quarta a domingo, de 8h às 16h.

Para visitar, há a cobrança dos valores respectivo a operação das agências de turismo credenciadas, mas o ICMBio não cobra taxa. É vetada a visitação a bordo de embarcação particular, realizar visita ou mergulho sem acompanhamento dos condutores autorizados, desembarcar nas ilhas, descartar resíduos no mar, alimentar animais, fazer uso de âncora, pescar ou retirar qualquer elemento do mar sem autorização.