Observação de Pássaros: Birdwatching Ilhabela      

Com mais de 350 espécies de aves registradas em Ilhabela, dentre elas endêmicas, migratórias, exóticas, marinhas, raras e ameaçadas de extinção, o arquipélago possui mais de 85% de seu território preservado de Mata Atlântica. Pelo fato de possuir as montanhas insulares mais altas do país, com picos de até 1300 metros de altura, é local perfeito para o habitat dos pássaros. Assim, para os fãs de ecoturismo e da observação de pássaros, Ilhabela é o arquipélago estratégico para birdwatching. Confira o que é birdwatching e conheça os principais pontos de Ilhabela para a prática desta atividade.

O que é Birdwatching?

O termo em inglês birdwatching significa observação de pássaros. Essa atividade oferece uma sensação de alegria e prazer, pois é possível contemplar as riquezas de espécies da fauna, e ainda a mata, com toda sua exuberância.

Quer seja em locais tranquilos, trilhas ou pontos indicados para a observação, leve sua câmera para registrar cenas incríveis de espécies de pássaros tais como Jacutinga, espécie em risco de extinção; Macuco; Coruja-preta; Papagaio-moleiro – a ave que foi eleita o símbolo de Ilhabela; e o Gavião-pombo-pequeno. É uma atividade que encanta tanto os observadores que já praticam a atividade, quanto os iniciantes, que estão começando a jornada.

Como Birdwatching é praticado?

Normalmente, um grupo de pessoas embarca na trilha em meio a mata, bem cedinho. Aos poucos, o som dos pássaros vai se tornando alto e o visitante pode avistar na copa das árvores algumas lindas espécies de aves.

Para os profissionais, o equipamento composto por binóculo, zoom, gravador, câmera e caderno, fazem parte do passeio. Já para os admiradores iniciantes, apenas a observação dos pássaros nas árvores, mesmo de longe, já é o suficiente. Os roteiros devem ser realizados com um guia/monitor ambiental credenciado, segundo a Portaria Normativa 236/2016.

Principais pontos de Birdwatching em Ilhabela 

Em Ilhabela existem diferentes pontos para observação de pássaros, dentre eles está a Estrada Parque dos Castelhanos, no Parque Estadual de Ilhabela. Numa caminhada com cerca de 1 km, já é possível admirar espécies como Tangarás, Saís, Sanhaçus, Saíras, dentre outras.

Outra trilha interessante para a prática de birdwatching é a Trilha do Pico do Baepi, com 7,2 km, ida e volta, que já possui um nível de dificuldade maior. À medida que o turista entra na mata, dá para observar árvores centenárias e ainda diversas espécies de aves como Maria-preta-de-bico-azulado, Corocochó, Araponga, Titiba de Testa Vermelha dentre outras.

Na Trilha do Bonete, com início na Ponta de Sepituba, há vários pontos para observação dos pássaros. Ao longo do caminho dá para observar espécies como o Pimentão, Jacutinga, Tiê-de-topete e o Gavião-pega-macaco. Sempre contrate um guia local credenciado para lhe mostrar os pontos ideais para encontrar as espécies que deseja, pois essa trilha é longa, cerca de 14 km. O visitante passará por mirantes e cachoeiras até chegar a belíssima praia do Bonete.

Que tal seguir uma trilha emocionante para observar e até mesmo fotografar os maravilhosos pássaros de Ilhabela? Reserve agora mesmo a sua hospedagem e venha para esse paraíso!

Créditos Imagem: Jairmoreirafotografia [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)]