Quando ir a Ilhabela
Dá para curtir Ilhabela em qualquer época do ano. Claro que, no verão, tudo fica mais iluminado, mas a verdade é que você encontra passeios e atividades para se divertir sempre.
Independentemente de sua escolha, Ilhabela sempre será uma experiência renovadora, já que quase todas as atividades envolvem o sossego da natureza e, para quem curte esportes. Só tem uma coisa: os mosquitos nunca dão uma trégua. Então, leve repelente.
Dicas mês a mês
JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO
Os primeiros meses do ano podem assustar: a temperatura chega aos 40 graus, mas opções para se refrescar não faltam. É nesta época, também, que chuvas fortes e rápidas aparecem.
A temperatura máxima em janeiro dica em torno dos 30 graus, com pouca chance de cair para menos de 25 ou ultrapassar os 35.
O céu pode ficar encoberto por nuvens em parte do tempo, mas são nuvens que se movimentam muito rápido, não prejudicando o dia de sol.
Fevereiro é o mês mais quente do ano, com temperatura sempre nas alturas: na casa dos 30 graus.
É, também, um mês com grande chances de chover, devido à formação de nuvens, mas são chuvas rápidas, característica do verão.
Em março, as temperaturas caem um pouco, cerca de um grau, mas já dá para se sentir mais confortável. O mar continua lindo, com dias ensolarados e longos.
ABRIL A AGOSTO
Durante os meses de outono e inverno – de abril a agosto – você, talvez, não pegue o esplendor das praias, mas é justamente nesta época que você encontra mais sossego.
A temperatura, nesse período, é mais agradável, com uma brisa fresca no fim da tarde. Em julho e agosto, a chance de pegar dias nublados é maior.
SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO
Os meses de primavera – de setembro a novembro – são os melhores para quem ainda não decidiu quando ir a Ilhabela, especialmente se você quer aproveitar ao máximo os passeios ao ar livre: como as trilhas para as cachoeiras e as belas praias.
Em outubro e novembro, a ilha está mais vazia e ainda tem dias de muito sol e calor, com noites mais frescas. Em dezembro, com as férias escolares, o aumento de turistas é visível e tudo fica bem mais lotado – e caro.
DEZEMBRO
A cidade se transforma depois do dia 20. Gente de todos os cantos chega para passar as festas de fim de ano em Ilhabela, perto da natureza e sem muitas preocupações.
É uma época fantástica para conhecer a cidade, já que tudo fica mais vivo, mas é preciso ter paciência para lidar com praias lotadas e com fila na balsa.
Festas e vida cultural
Um grande barato dessa ilha é que as festividades podem deixar sua viagem ainda mais marcante. No mês de maio, por exemplo, acontece a festa da cultura Caiçara, homenageando São Benedito. São diversas danças folclóricas e apresentações pelas ruas de Ilhabela, incluindo procissões e missas.
Em julho, acontece a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, a maior da América Latina, reunindo mais de 1.500 velejadores. Além das regatas, você pode passar o dia curtindo a programação, com exposições de fotografia, filmes, documentários e shows.
Depois que a Semana de Vela terminar a ilha se prepara para sediar o tradicional Festival de Jazz, garantindo agito pelas ruas com diversos shows gratuitos.
No mês de agosto acontece o Festival do Camarão, ótima desculpa para ir a Ilhabela e se jogar na alta gastronomia da região. São cursos, concursos, degustações e cardápios especiais de chefes renomados. Para completar, a ilha também recebe apresentações musicais e teatrais nesse período.
Não deixe de visitar Ilhabela e aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer!
Estamos te esperando!