SafeTravels: o selo de destino seguro para Ilhabela

Você sabia que Ilhabela conquistou o selo de destino seguro? Isto é mais um reconhecimento para ajudar a restaurar a confiança dos viajantes que estão planejando sua viagem para este maravilhoso destino do litoral norte de São Paulo. Mas o que é esse selo exatamente e o que a cidade está fazendo para cumprir os protocolos de higiene e segurança para tornar Ilhabela um destino seguro? Vamos saber mais agora. Continue a leitura!

O que é o selo Safe Travels (Viagens Seguras)?

O Safe Travels foi criado pela World Travel & Turism Council (WTTC), lançado em maio de 2020, e se trata de um protocolo global e selo para que as viagens sejam seguras durante a pandemia de COVID-19. Ele foi criado para que os viajantes reconheçam destinos e empresas em todo mundo que adotam protocolos padronizados globais de saúde e higiene Safe Travels. Ou seja, uma garantia de destino seguro para viajantes a lazer e negócios.

O protocolo possui recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do CDC e conta com o apoio de diversas entidades ligadas ao setor.

Quem aderiu a esse selo de destino seguro?

O selo Safe Travels pode ser usado por empreendimentos como restaurantes, hotéis, companhias aéreas, lojas, transportes e outros estabelecimentos que desejam comprovar que estão cumprindo os protocolos.

Os primeiros destinos a receberem o selo foram Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e Quintana Roo (estado do México, em Cancún). No Brasil, a primeira cidade a obter o reconhecimento foi Salvador (BA). O selo já foi concedido a diversos destinos pelo mundo, sendo possível observar no site da WTTC, o mapa dos países que já aderiram ao selo na página “Safe Travels: Global Protocols & Stamp”.

Como Ilhabela está usando o selo e os protocolos?

Ilhabela recebeu o selo Safe Travels no início do mês de março de 2021, após cumprir todas as exigências para ser classificada como um destino seguro. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo possui a chancela da WTTC para emiti-lo. Assim, Ilhabela poderá utilizá-lo nas divulgações realizadas para o destino.

Importante destacar que o arquipélago tem reforçado seus cuidados para lidar com a Covid-19, garantindo a higienização diária de pontos de ônibus e locais públicos, estrutura de locais para testes e detecção do vírus na população, aumento das frotas de ônibus em horários de pico, limitando a ocupação e passageiros em pé no transporte coletivo, a fim de evitar aglomerações.

Além disso, para que o embarque na balsa seja permitido por turistas, é necessário apresentar o teste RT-PCR negativo durante feriados prolongados da região. Já para quem está vacinado, será necessário apresentar o comprovante das duas doses.

O funcionamento de estabelecimentos e atrações em Ilhabela está de acordo com as regras do Plano SP do Governo do Estado de São Paulo, bem como decretos municipais que são atualizados com frequência. Acesse o site da Prefeitura de Ilhabela para mais informações.

Lembramos que mesmo com a comprovação de destino seguro, é importante que haja a cooperação de visitantes e moradores. Todos devem respeitar as regras, evitar aglomerações, privilegiar a higiene e adotar todas as medidas necessárias para enfrentar essa crise, pensando em um turismo consciente, para que se possa planejar a viagem para Ilhabela com segurança!