Você sabia que Ilhabela é um município arquipélago, um dos maiores do Brasil?
O arquipélago de Ilhabela é classificado como uma Estância Balneária, o único município-arquipélago marinho no Brasil.
No Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) existem 12 ilhas, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel, totalizando 19. Sendo assim, as principais ilhas que são maiores em extensão e habitadas são as de São Sebastião, Búzios e da Vitória.
Aqui você irá conhecer as principais ilhas que fazem parte do arquipélago.
Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo.
A população aferida pelo IBGE no Censo de 2010 era de 28 196 habitantes, e a área é de 346,389 km 2, resultando numa densidade demográfica de 81,4 hab/km 2.
A população estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2021, era de 36 194 habitantes, resultando numa densidade estimada de 104,5 hab/km 2.
Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem.
Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso – formado pelo Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, além da acidentada Península do Boi –, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1302 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.
Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 212 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Está situada um pouco ao sul do Trópico de Capricórnio, que passa sobre a cidade vizinha de Ubatuba.
Estância balneária
Ilhabela é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.
Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Povos nativos
Pesquisas arqueológicas realizadas desde o final da década de 1990, mostram que pelo menos quatro das ilhas do arquipélago de Ilhabela foram habitadas muito antes da chegada dos europeus ao Brasil. Mais precisamente, há pelo menos 2000 anos a região era habitada por índios sambaquieiros, e há 700 por índios ceramistas.
Isso foi possível graças à descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais nas ilhas de Vitória, Búzios e dos Pescadores.
Os primeiros habitantes do arquipélago foram pescadores e coletores que viviam em acampamentos a céu aberto perto de praias e baías. As coleções de conchas, frutos do mar e cerâmicas deixados por eles são os únicos vestígios dos quais arqueólogos dispõem para estudá-los.
Os pesquisadores deduzem que esses habitantes pouco exploravam as matas, provavelmente colhendo apenas frutas e ingredientes para remédios.
Antes da colonização pelos portugueses, essas tribos foram substituídas por povos tupis-guaranis e jês, que tinham conhecimentos de cerâmica e agricultura e que deixaram o único vestígio de uma aldeia, no chamado “sítio Vianna” na ilha principal (Ilha de São Sebastião).
Essas tribos se abrigavam provisoriamente sob rochas durante expedições de caça e exploração das ilhas.
Venha conhecer o lugar que já traz belo nome, Ilhabela, um verdadeiro paraíso para curtir com quem você ama.
Procurando hospedagem em Ilhabela? Dá uma olhada aqui:
www.alemaobeachilhabela.com.br