Um tour pelo norte de Ilhabela

Se você curte praias calmas, tranquilidade ou pratica esportes aquáticos, desembarque da balsa no arquipélago mais charmoso do litoral de São Paulo e vire à esquerda. Você estará prestes a conhecer as maravilhas do lado norte de Ilhabela. São diversas opções, assim como no sul de Ilhabela. Cada lugar possui uma beleza especial, com suas próprias características, transformando a Ilha num paraíso.

  1. Faça um passeio pelo Centro Histórico de Ilhabela

O norte de Ilhabela começa ao sair do centro comercial de Perequê. O roteiro tem início no centro turístico, conhecido como Vila. O local é ideal para ir às compras e passear, pois conta com uma ótima infraestrutura com bares, hotéis e restaurantes. Possui arquitetura colonial e as atrações são os prédios históricos, a antiga cadeia, a prefeitura e a igreja matriz.

  1. Conheça um pouco sobre as belas praias e escolha qual visitar

Santa Tereza e Indaiá: a primeira parada após passear pela Vila, são as praias de Santa Tereza e do Indaiá, ambas ficam coladas uma na outra, são praias calmas e com pequenas faixas de areia. A praia de Santa Tereza é mais indicada para pescadores, apesar de não ter muitos quiosques, lá é possível comprar peixes e frutos do mar.

Mirante do Barreiros: do mirante você pode ter uma vista linda de como é o norte de Ilhabela, além de registrar belas fotos. Ao lado direito do mirante, fica a Praia do Barreiros, com estrutura para a prática de vela e stand up paddle. Possui águas rasas e muitos coqueiros em sua orla.

Viana: se bater aquela fome, temos o local ideal para a pausa pro almoço! Apesar de ser uma praia pequena, possui um ótimo restaurante, é tão sossegada quanto a do Barreiros, sem ondas e com pedras grandes que compõem o cenário. A partir do Viana, você pode seguir uma trilha para a Cachoeira do Couro do Boi e para a Cachoeira da Friagem.

Siriúba e Pedra Sino (Garapocaia): dê uma passada na praia do Siriúba, apesar de ser pouco frequentada é ótima pra olhar o pôr do sol e visitar uma igrejinha que fica entre as pedras. Ao passar pelas praias do Viana e Siriúba, você encontrará a Pedra do Sino. A grande atração, são as pedras que emitem sons de sino, quando são tocadas.

Ponta Azeda e Praia do Pinto: vale a pena tirar umas selfies na Ponta Azeda e praia do Pinto. Isoladas, porém tranquilas, possuem maravilhosas paisagens. Para chegar até a praia Ponta Azeda, deve-se ir pelo canto esquerdo da praia do Pinto e para chegar à praia do Pinto, deve-se passar primeiro pela praia da Armação.

Armação: siga para a praia dos esportes, um lugar muito frequentado por velejadores e outros esportistas. Conta com uma boa infraestrutura e aluguel de equipamentos para atividades náuticas. Uma das atrações é uma igrejinha, a Capela Imaculada Conceição.

  1. E não para por aí, conheça o extremo norte!

Antes de acabar um dia, você pode dar uma passeada pelas praias mais distantes ou se preferir, pode voltar depois para curtir um dia inteiro. A Praia do Pacuíba, Jabaquara, Praia da Fome e Praia do Poço, são maravilhosas e bastante conhecidas, a última que fica a cerca de 14 km de distância da Vila costuma ser a mais deserta.