Revivendo o passado: conheça as construções históricas de Ilhabela
Do passado de Ilhabela restaram construções singulares, que retratam o modo de vida do período colonial. Elas foram mantidas preservadas e mostram como o município evoluiu com o passar do tempo. Além desses espaços, o visitante pode admirar não só os belíssimos condomínios construídos próximos à orla marítima, mas também ver o charme do seu centro histórico, a Vila, bem como os imóveis, engenhos, fazendas, igrejas e outras marcas deixadas pelos antigos habitantes. Se deseja fazer um tour e reviver o passado de Ilhabela, conheça as principais construções históricas do arquipélago.
Cadeia e Fórum
Para admirar a arquitetura colonial, basta percorrer o centro histórico de onde destacam-se a Cadeia e Fórum, cujo prédio foi construído no no início do século XIX. O local já abrigou o fórum e, atualmente, é a sede do Parque Estadual de Ilhabela. Em seu interior, ainda é possível ver as grades nas portas e janelas das salas. O visitante pode aproveitar as exposições com informações sobre as praias, a fauna e a flora de Ilhabela.
Igreja Matriz
Ainda em no centro histórico, visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, que é um símbolo para Ilhabela e também o seu cartão postal, é um dos pontos de parada obrigatório para quem visita Ilhabela. A igreja foi construída no final do século XVII e é um ótimo local para fotografar. Aproveite para fazer um passeio para conhecer toda a Vila.
Fazendas
Existem algumas fazendas em Ilhabela, onde o visitante poderá explorar todo o charme do passado colonial. Algumas estão abertas à visitação, já outras são de propriedade particular. Mas só de saber da existência desses lugares, já é possível ter uma ideia da grandeza de seus habitantes.
A Fazenda Siriúba, transformada em pousada, é cercada por mata atlântica e está localizada em frente à praia da Siriúba. Ela conta com uma capela centenária, cujo acesso pode ser feito por uma trilha sobre as pedras no canto direito. A fazenda é de propriedade particular. A praia está na parte norte de Ilhabela, entre as praias do Viana e Pedra do Sino. É indicada para quem procura tranquilidade e deseja descansar debaixo das árvores.
Já a antiga Fazenda Engenho D’Água é um destaque dos tempos áureos, construída de alvenaria de pedras e cal e pau a pique, no século XVII. Ela está localizada na praia do Engenho D’Água, a 5 km da balsa, no sentido norte. A praia tem boa infraestrutura, com bar, restaurante, quiosque, banheiros e duchas que, normalmente, funcionam em alta temporada feriados. No passado, a fazenda foi produtora de café, cachaça e açúcar. Foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT) desde 1945 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em março de 2018, tornou-se aberta à visitação pública.
Na praia da Feiticeira, o visitante também encontrará a Fazenda São Mathias. Ela foi construída em 1697 e ainda guarda as características e o mobiliário original da época. Possui um lindo jardim e, atualmente, é utilizada para a realização de eventos sociais e corporativos. A praia está a aproximadamente 6 km da balsa, no sentido sul, entre as praias do Portinho e Julião.
Casarões
Se deseja encontrar os belíssimos casarões coloniais de Ilhabela, dê uma passadinha nas praias da Fome, localizada a cerca de 17 km do píer do Perequê, e Barreiros, a 2,5 km do píer da Vila.
Agora que já conhece um pouco sobre o passado histórico e as principais construções de Ilhabela, que tal vir desfrutar as belezas naturais e cultura do arquipélago?